


GALERIA
Aqui compartilhamos dicas, curiosidades, rotina e conhecimento de forma leve e simplista.

Mórula de Ehrlichia spp.
A erliquiose é uma doença transmitida por vetor de companheiro (CVBD), conhecidos globalmente pela transmissão por carrapatos. Causada por bactéria gram-negativa intracelular obrigatória, Rickettisia Ehrlichia spp. Afeta cães, gatos, ruminantes, roedores, humanos.
A Ehrlichia spp. forma microcolônias de bactérias dentro de um vacúolo revestido por membrana que se localiza intracelularmente (Mórulas) (de Sá et al., 2018).
Corpúsculo de Lentz
Inclusões de Lentz ou ainda inclusão do vírus da cinomose. Durante a viremia, o vírus da cinomose se replica em algumas células sanguíneas e endoteliais. Neste processo, resquícios da replicação viral são encontrados nas células (hemácias, neutrófilos, linfócitos), denominados corpúsculos de Lentz. São proteínas excedentes não utilizadas durante a replicação que se depositam como corpúsculo de inclusão. A presença deste corpúsculo eosinofílico e intracitoplasmático serve como diagnóstico para a cinomose, porém a ausência não excluí a possibilidade da existência da doença (Silva et al., 2017).


Gamontes de Hepatozoon spp.
Protozoário Hepatozoon spp., agente causador da doença hepatozoonose. Transmitido por artrópodes (carrapatos, ácaros, mosquitos, piolhos) acomete principalmente carnívoros domésticos e silvestres. O diagnóstico baseia-se principalmente na identificação dos gamontes dentro de neutrófilos e monócitos no sangue periférico, muitas vezes o parasita é encontrado casualmente em cães sintomatologia clínica (Honório et al., 2017).
Inclusões piriformes sugestivas de Babesia spp.
Babesiose, doença causada pelo desenvolvimento de hematozoários do Gênero Babesia spp. O protozoário invade as hemácias e se reproduz assexuadamente, levando há hemólise. A transmissão ocorre durante o repasto sanguíneo de carrapatos Ixodídeos do Gênero Rhipicefalus sanguineus quando o sangue contendo esporozoítos é inoculado no hospedeiro definitivo, principalmente os cães (Dias & Ferreira, 2016).
